Três dicas básicas: Como organizar a sua festa?

Olá pessoal

Ultimamente temos recebido muitos e-mails aqui na Dona Moça de seguidores e espectadores do vlog pedindo dicas sobre como organizar um evento ou, no caso da maioria, uma festinha simples (Aliás, devo admitir que a Fifi estava certa, é impressionante como a quantidade de emails e pedidos de orçamento cresceram com o lançamento dos vídeos). Foi pensando nisso que decidimos o tema do vídeo desta semana, e resolvemos nos aprofundar um pouco mais aqui no blog.

Como a Fifi falou na semana passada, organizar eventos dá mais trabalho do que a maioria das pessoas imagina. É preciso pensar em tudo: desde o orçamento até o visual ideal, passando pelos serviços oferecidos aos convidados como alimentação, higiene, segurança…é muito fácil se perder no meio dos preparativos com tanta coisa a ser feita. Por isso, nós aqui na DM seguimos três regrinhas básicas que ajudam a manter o foco em qualquer evento, seja ele um jantar de gala ou uma festinha infantil no quintal da vovó.

 1) SAIBA O QUE VOCÊ QUERdúvida

Vocês estão cansados de saber que dar uma festa custa sim, dinheiro. E por isso mesmo, ficar mudando de ideia o tempo todo só aumenta o custo do evento. Uma festinha íntima pode se tornar um baile como o Met Gala nas mãos de uma pessoa mais indecisa. É muito importante, portanto, você ter certeza do que quer (festa grande ou pequena, o estilo dela, o tipo de música, comes e bebes…). Se você ainda estiver na dúvida talvez seja melhor desistir, pois a quantidade de estresse gerada por eventuais mudanças mais o orçamento e/ou salário da empresa produtora do evento (se você tiver uma) pode acabar sendo inversamente proporcional ao nível de satisfação atingido.

2) ESTIPULE UM ORÇAMENTO

calculos

Tendo em mente o tipo de festa que você quer dar, é hora de montar um orçamento. Ao contrário do que muitos imaginam, é possível sim fazer um evento maravilhoso com um orçamento reduzido. Basta saber onde aplicar os gastos certos. Defina um valor exato a ser gasto e o distribua entre decoração, comes e bebes, lembrancinhas (no caso de festas de aniversário e de casamento), entretenimento e gastos com pessoal e serviço, caso necessário. O que precisa ser levado mesmo em conta são as suas necessidades – ou a de um eventual cliente. Identifique o foco do seu evento, reservando a maior quantia para o que for realmente importante para você e só então defina o que pode ser cortado ou reduzido. Nós aqui na DM costumamos dedicar a maior parte (cerca de 50 ou 60%) do orçamento aos comes e bebes, pois alimentação é um fator determinante no sucesso de um evento. Como diz a Fifi: convidados bem alimentados são convidados felizes.

Ah, e não se esqueça de separar um valor de reserva, pois imprevistos sempre podem acontecer e você acabará tendo de arcar com gastos extras.

3) FAÇA UMA LISTA DE CONVIDADOS

how-to-begin-creating-a-guest-list-no-title

Vamos admitir: ninguém gosta de receber pessoas indesejadas e nem de ter penetras na sua festa. Por isso a lista é uma das ferramentas fundamentais para controlar tanto o número de pessoas que você vai receber quanto a quantidade de comes e bebes consumidos por elas. E o mais importante: como anfitriã(o), é seu dever fazer com que todos se sintam à vontade e se divirtam como nunca. Por isso, sempre que selecionar alguém, imagine mais duas ou três pessoas com quem este convidado possa se dar bem (não precisam ser amigos em comum entre vocês, mas isso ajuda bastante) e coloque-os na mesma mesa.

Esses são os três fundamentos básicos para produzir um evento de sucesso. Claro que existem vários outros detalhes que abordarei aqui sempre que possível, mas se você conseguir seguir essas três regrinhas, já terá metade do trabalho garantido. Nas próximas semanas, assim que tiver um tempinho extra, prometo falar de cada um deles com mais profundidade. Por favor comentem e postem qualquer dúvida que vocês tiverem nos comentários que tanto eu quanto a Fifi vamos tentar respondê-las na medida do possível.

Um abraço e até a próxima,

Aurélia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: