Vamos falar sobre briefing

Oi, pessoal! Aqui é a Fifi!

Desculpem a falta de atualização do blog. As coisas têm sido uma loucura aqui na DM com uns três eventos acontecendo ao mesmo tempo. Tanto que a Lia e eu mal tivemos tempo de fazer um vídeo decente essa semana.

#TáTenso

Resolvi aproveitar aqui no blog um tema do qual a gente só deu uma pincelada no vlog. Senta aqui, Claudia: vamos falar um pouco sobre briefing.

“Mas Fifi, o que é briefing?”

Bem, como vocês vão ver no vídeo, o briefing é uma relação de todas as informações importantes fornecidas pelo cliente. Por exemplo: suponhamos que nós vamos produzir a festa de formatura de uma turma de medicina. Para fazer um evento perfeito precisamos levantar informações como:

  • – número exato de formandos;
  • – pesquisar o perfil socioeconômico deles;
  • – cores do cruso / da universidade;
  • – o curso / universidade tem um mascote? Se sim, qual?
  • – limite de preço estabelecido pela comissão de formatura;
  • – estilo de música e bandas e artistas que os formandos gostam de ouvir

Com essas informações em mãos podemos definir alguns aspectos básicos – mas importantíssimos:

  • – orçamento;
  • – possíveis locais de realização do evento;
  • – tipo de serviço oferecido (alimentação, limpeza, segurança, foto e vídeo etc)
  • – lista de possíveis atrações oferecidas (geralmente uma banda + DJ + show surpresa definido pela comissão de formatura)
  • – brindes;
  • – decoração

No caso, atualmente estamos nos estágios iniciais da produção de um casamento (cujos noivos eu não vou dizer o nome), então precisamos levar em conta dados como o perfil socioeconômico dos noivos, a personalidade de cada um, a história do romance deles, cores, bandas e estilos de vida (uma noiva moderníssima, por exemplo, jamais faria um casamento em estilo vintage), número de convidados, entre outros. A chave de um bom briefing é a pesquisa, e quanto mais aprofundada ela for, maiores são as suas chances de agradar o cliente e acertar na mosca dando exatamente o que ele quer. Então, não tenha medo de chamá-lo para uma entrevista e pergunte tudo o que tiver que perguntar sem medo.

“Tá, mas e daí? E se eu quero fazer minha própria festa?”

Bom, fazer o próprio briefing é uma das coisas mais difíceis do mundo. Passamos tanto tempo olhando para os outros que quando somos forçados a olhar para nós ficamos com um nó na cabeça. Então, para ajudar vocês, a gente resolveu compartilhar uma listinha de perguntas básicas que costumamos usar  para montar festas de aniversário e eventos de pequeno porte. Tentem respondê-las com sinceridade e logo vocês verão seu evento nascendo. Tomem nota:

  1.  Qual é a sua idade?
  2.  Qual é a sua renda? (isso é importante para o orçamento!!!!)
  3. Qual é a sua cor favorita? (vocês não imaginam como tem gente que não sabe responder essa pergunta!)
  4. Você quer uma festa temática? Se sim, quais são suas referências? (filmes, música, quadros, livros…uma boa ideia é fazer um quadro no Pinterest ou uma pasta física mesmo para juntar tudo num lugar só e montar o que a gente chama de “painel semântico”, que vai mostrar qual é a cara que você quer para o seu evento)
  5. Quem são seus ídolos / referências de comportamento?
  6. Como você descreve seu estilo? Moderno, vintage, glamuroso, gótico, steampunk, hippie…as opções são infinitas. Seja fiel a si mesma(o)!
  7. Na sua opinião, o que não pode falar em uma festa?(descreva uma comida, uma bebida, qualquer coisa que faça a diferença para você);
  8. Qual é o perfil dos convidados? Quantas pessoas você pretende chamar para participar?

Bem, meus fofoletes, por hoje é só. Espero que essas dicas sirvam para a sua festinha. Se tiverem qualquer dúvida é só postar aqui nos comentários que eu ou a Lia vamos responder assim que possível.

Um beijão!

Fifi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: